Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jovens e o trânsito


Jovens estão entre as principais vítimas do trânsito

Publicada em 29/12/2006 às 12h40m
Marcelo Alves - O Globo Online
Jovens morrem em acidente na Lagoa - Domingo Peixoto/O Globo
RIO - Os jovens são as maiores vítimas da violência no trânsito do país. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a cada ano tem aumentado o número de mortos e feridos devido a acidentes de trânsito entre pessoas de 18 e 29 anos nas estradas e rodovias. Em 2002, dos 116.720 jovens vítimas de acidentes, 5.006 foram fatais e outros 111.714 não-fatais. Em 2001, embora o número de vítimas fatais tenha sido menor, 4.769, o total de jovens vítimas de acidentes foi de 134.571. Em dados percentuais, as vítimas fatais do trânsito cresceram de 23,7% para 26,5%.
Especialistas acreditam que a mistura de álcool com direção é o maior vilão dessa triste estatística e que o jovem precisa ter mais consciência nas viagens para o Reveillon deste ano.
- Entre 65% e 70% dos acidentes de trânsito houve ingestão de álcool. Se você somar isso ao excesso de confiança do jovem e de velocidade, o resultado pode ser um acidente - afirma o chefe da clínica do setor de Ortopedia do Hospital Lourenço Jorge, o Dr. Ricon Jr., lembrando que nessa época do ano aumenta em 20% o movimento na emergência do hospital.
Entre 65% e 70% dos acidentes de trânsito houve ingestão de álcool
Para tentar diminuir o volume de acidentes envolvendo os jovens, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) foi às ruas antes do Natal e está repetindo o procedimento nesta véspera de Ano Novo em campanha por mais consciência no trânsito. Funcionários do Detran distribuem panfletos com dicas aos motoristas para fazer uma boa viagem. A campanha se encerra neste sábado.
- Os panfletos têm orientações para que o motorista verifique os pneus, a suspensão dos veículos e veja se a documentação está em dia antes de viajar. Com relação à segurança nas estradas ele orienta o condutor a ultrapassar apenas em local permitido, não trafegar em excesso de velocidade e no acostamento - explica o coordenador de educação do Detran, Gilberto Cytryn.
A pressa não combina com o lazer e é inimiga do trânsito
À noite, o Detran visita bares onde faz testes de bafômetro e orienta os jovens quanto aos perigos do consumo do álcool aliado à direção.
- Queremos estimular o amigo da vez, a pessoa que não vai beber e dirigir para levar os amigos em segurança para casa. Os panfletos também têm orientações quanto ao consumo de álcool e suas conseqüências, como a diminuição do reflexo e o risco de acidentes - afirma Cytryn.
Cytryn explica que o alvo da campanha são os jovens porque eles são as principais vítimas da violência no trânsito:
- Tanto as pesquisas do IBGE quanto do Denatran confirmam que a faixa etária que se envolve num número maior de acidentes com mortos é entre 18 e 29 anos. Queremos levar para a população que nesta época do ano, quando o tráfego nas estradas se intensifica, as pessoas devem estar preocupadas em chegar com tranqüilidade aos seus destinos. A pressa não combina com o lazer e é inimiga do trânsito.
Lesões e seqüelas graves
Os jovens não medem as conseqüências de um acidente de trânsito. Segundo o doutor Ricon Jr., os traumas mais comuns de um acidente com automóvel são fraturas nos membros inferiores e no pescoço no caso de colisões frontais. Em caso de colisões laterais há lesões na bacia e nos membros inferiores. Já motociclistas podem apresentar também fraturas expostas e lesões de crânio, assim como os casos de atropelamento. Ricon Jr. diz que dependendo da gravidade do acidente, as seqüelas podem ser graves e irreversíveis:
- Em traumas de crânio as seqüelas neurológicas afetam a parte intelectual, por afetar áreas do cérebro ligadas à inteligência. Podem ser provocados também problemas de fala e de motricidade. No caso de lesões dos membros inferiores, as fraturas expostas provocam perdas ósseas, de músculos, nervos, trazendo problemas nas articulações causando uma deficiência física - afirma.
- Em lesões na coluna cervical ocorrem casos de tetraplegia. No caso da bacia, as cirurgias são grandes e bem complicadas. Por vezes é necessário fazer mais de uma cirurgia. Há consequências como o aparecimento de casos de osteomielite, uma infecção profunda dos ossos, de difícil cura e tratamento. Além dos impactos sócio-econômicos, pois é uma lesão de difícil tratamento com o uso de antibióticos caros - completa.
Para evitar que outros jovens se tornem vítimas do trânsito, Gilberto Cytryn dá algumas dicas:
Os jovens devem utilizar o cinto de segurança, que é responsável por salvar muitas vidas
- O principal é não consumir bebida alcoólica. Os jovens devem utilizar o cinto de segurança, que é responsável por salvar muitas vidas. Quem envolve em um acidente com capotamento, a chance de sobreviver é infinitamente superior, pois ele evita que você seja arremessado para fora do carro, o que aconteceu no caso do acidente da Lagoa.
Ricon Jr. também orienta o uso do cinto de segurança a todos os passageiros do veículo, inclusive os que estão no banco de trás.
- Quando o veículo está em alta velocidade, o peso de uma pessoa ao ser lançada sobre a da frente equivale ao peso de um elefante - compara o médico que pede que os jovens respeitem as leis de trânsito.
- A grande maioria dos acidentes são ocasionados pela pressa e pela imprudência. Dirigir nas ruas e nas estradas é diferente, portanto é preciso respeitar as leis, evitar ultrapassar nos trechos de faixa contínua. Aqueles que não estão acostumados com a estrada devem evitar dirigir à noite e saber como estão as condições das estradas.
Cytryn também afirma que os jovens não podem ultrapassar os limites de velocidade das estradas:
- Muitos vão fazer viagem para a praia ou a casa de campo, pegam os carros com amigos, namorados e é coisa do jovem correr um pouco mais, se exceder. Não há a necessidade disso. Não há a necessidade de correr, pois eles estão saindo a passeio e devem chegar com segurança aos seus destinos.