Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

Atividade Física


  A atividade física refere-se a qualquer atividade ou exercício que tenha como consequência o gasto de energia e coloque em movimento uma grande quantidade de fenômenos a nível corporal, psíquico e emocional na pessoa que realiza. A atividade física pode ser realizada de maneira planejada e organizada, ou até mesmo, espontânea e involuntária, embora em ambos os casos os resultados sejam semelhantes.


Normalmente, a atividade física é uma capacidade que possuem todos os seres vivos que se movimentam: animais e humanos. Entretanto, no caso do ser humano, a atividade física pode ser pensada e propriamente organizada a fim de obter resultados específicos. A atividade física popularizou-se nas últimas décadas como uma maneira direta para o bem-estar não só físico, mas também psíquico e emocional, já que se considera que o exercício físico desestressa, permite eliminar toxinas e desperta componentes químicos que tem a ver com a satisfação pessoal.
A atividade física pode ser exercida ou realizada de diversas maneiras. Quando ela é involuntária ou não planejada, o simples fato de caminhar e realizar tarefas domésticas se torna um exercício. Já a atividade física planejada também é muito variada e podemos encontrar numerosos tipos de exercícios pensados para diferentes tipos de públicos e necessidades a fim de obter diferentes resultados.
A atividade física apresenta muitos benefícios como a melhoria da saúde corporal (melhora a circulação, permite perder gordura, ativa o metabolismo, fortalece os músculos), mas também a um nível emocional e psíquico, pois permite ao organismo desestressar-se, renovar energias, recarregar as baterias e usar toda a força que nós temos de sobra.
As academias, clubes e centros de ginástica são hoje em dia extremamente populares, pois costumam oferecer uma importante diversidade de atividades para que os associados e clientes encontrem aquela que cumpra melhor com seus objetivos e necessidades.

... Artigo http://queconceito.com.br/atividade-fisica

Benefícios da atividade física


Os benefícios da atividade física como melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imune e ajudar a emagrecer, podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular.
Outros benefícios da atividade física como aumento do metabolismo, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos podem ser alcançados quando o indivíduo faz alguma atividade física que tenha impacto como caminhadas, pular corda, correr ou dançar, por exemplo. A dança ainda melhora a coordenação dos movimentos e o equilíbrio, aumentando a boa disposição e o humor, melhorando a imagem corporal e a auto estima.

Quem pode fazer atividade física

A prática regular de atividade física é indicada para indivíduos de todas as idades. No entanto, as crianças com menos de 12 anos devem preferir praticar esportes como dança, futebol ou karatê, por exemplo, porque são exercícios que podem ser realizados 1 ou 2 vezes por semana e são mais indicados para esta faixa etária.
Os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes incluem:
  • Combater o excesso de peso;
  • Melhorar a auto-estima;
  • Diminuir a depressão;
  • Melhorar o desempenho escolar por melhorar a aprendizagem;
  • Diminuir o estresse e o cansaço;
  • Melhorar a postura;
  • Melhorar a aparência da pele.
As crianças não devem fazer musculação, nem fazer exercícios extenuantes diariamente, mesmo que esteja acima do peso. O exercício diário deve ficar restrito as crianças atletas que devem ser acompanhadas por um profissional qualificado, durante todo o treino.
Os adultos e a idosos, devem estar atentos ao peso, porque quando estão abaixo do peso ideal não devem praticar exercícios regularmente para evitar o gasto calórico excessivo.

Como começar a praticar exercícios

Os exercícios devem ser realizados por todos, de todas as idades e de forma regular, mas antes de começar a praticar exercícios, deixando de ser sedentário, deve-se marcar uma consulta médica para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, porque alguns pacientes só devem fazer exercícios com auxílio do professor da academia ou fisioterapeuta.
Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.
Além disso, a atividade física também pode ser benéfica para quem sofre de dor nas costas, ajudando a reduzir a dor, corrigir a postura e a alongar os músculos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário