Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2016

Padrões de atividade física são influenciados por aspectos culturais, físicos e sociais

A qualidade de vida está relacionada ao bem-estar pessoal e envolve aspectos como estado de saúde, lazer, satisfação pessoal, hábitos e estilo de vida. O artigo “Associação entre atividade física e qualidade de vida em adultos” analisou e sintetizou as evidências literárias relacionadas à atividade física e à qualidade de vida. O estudo foi publicado na edição de fevereiro deste ano na Revista de Saúde Pública e tem como autores Gabrielle Pucci, Cassiano Rech, Rogério Fermino e Rodrigo Reis, todos do grupo de pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida da PUC-Curitiba (PR).
Para os pesquisadores, a prática regular de atividades físicas promove benefícios na qualidade de vida em diversas faixas etárias. Apesar de haver evidências que indicam a associação positiva entre atividade física e qualidade de vida, “esta relação ainda não está, totalmente, estabelecida”, informam. Os autores acrescentam que “a magnitude dessa associação é divergente nas populações e os resultados parecem ser distintos quando comparados os instrumentos de medida de atividade física e qualidade de vida, assim como os delineamentos”.
Segundo os autores, o estudo em questão foi restrito a instrumentos de avaliação da qualidade de vida recomendados pelas organizações de saúde. “Foram identificados aspectos gerais da publicação, características metodológicas, instrumentos de medida da avaliação física e qualidade de vida e principais resultados”, lembram.
Com isso, a equipe verificou que um nível maior de atividade física está associado à melhor percepção de qualidade de vida em idosos, adultos aparentemente saudáveis ou em diferentes condições de saúde.
De acordo com os autores, “há carência de estudos realizados em países de baixa ou média renda, como os da América Latina”. Eles justificam que “a prática de atividade física e a percepção de qualidade de vida são influenciadas por aspectos culturais, físicos e sociais, e essa carência limita a generalização e comparação dos resultados para outros contextos”. Além disso, o nível de desenvolvimento dos países também está relacionado aos padrões de atividade física das sociedades.
Os pesquisadores concluem que há associação positiva entre a prática de atividade física e a qualidade de vida, entretanto, ela varia de acordo com os domínios da qualidade de vida analisados. Para a equipe, os aspectos metodológicos como delineamento e qualidade da medida da atividade física devem ser otimizados.

http://www.fatimanews.com.br/brasil/padroes-de-atividade-fisica-sao-influenciados-por-aspectos-culturais/131027/

Nenhum comentário:

Postar um comentário