Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

GINÁSTICA ARTÍSTICA APARELHOS


Aparelhos Masculinos

Os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes. Os aparelhos masculinos são o solo, o salto de cavalo, cavalo com arções, as paralelas, a barra fixa e as argolas. Nestes aparelhos, durante as apresentações masculinas,os ginastas procuram demonstrar a sua força e o domínio.

Cavalo com arções

O cavalo com arções enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões: 1,15 m x 1,60 m x 35 cm. Os arções possuem distância ajustável e a altura de 12 cm. Uma rotina típica no cavalo com arções envolve tesouras e movimentos circulares.  As tesouras, exercícios feitos com as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre os arções. Os movimentos circulares, os chamados círculos, são feitos com as duas pernas juntas.

Argolas
O aparelho é constituído por uma estrutura de onde se prendem duas argolas, a 2,75 metros do solo. A distância entre elas é de 50 cm e o seu diâmetro  interno é de 18 cm. A prova consiste numa série de exercícios de força, balanço e equilíbrio. O juízes valorizam o controlo do aparelho e a dificuldade dos elementos da rotina. Quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do ginasta.
Barras paralelas
O aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5m, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 cm. A prova consiste em exercícios de equilíbrio – entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza as duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento. As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma prova mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade.
A barra é presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 m do solo e possui 2,40 m de comprimento. A prova consiste em movimentos de força e equilíbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratórios numa rotina acrobática, que envolve os gigantes propriamente ditos, os despegues e as piruetas (enquanto soltos das barras).
    O solo, enquanto aparelho, é um estrado de 12x12m feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos acrobáticos e gímnicos. Como modalidade, os exercícios têm uma duração de 50 a 70 segundos para os homens. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e gímnicos anteriormente pontuados (nota de partida).
Salto
    O salto de cavalo é a prova mais rápida da ginástica artística. Dura aproximadamente 50 segundos, incluindo apenas o momento dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito. A prova é composta por uma pista de corrida de 25 metros, que termina num trampolim de impulso e finalmente na mesa de saltos – de dimensões 120 x 95 cm. O salto é considerado um evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros.

Aparelhos Femininos

    As mulheres disputam provas em quatro aparelhos diferentes. Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas. Nestes aparelhos, durante as apresentações femininas,as ginastas procuram demonstrar a sua força, domínio, flexibilidade e graciosidade.

Barras assimétricas
    Este aparelho, é actualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente. O seu posicionamento é, a mais alta a 2,36 m de altura e a mais baixa a 1,57 m. A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, tal como os restantes aparelhos. A posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta um leque variado de movimentos, mudanças de pegas e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de flexibilidade do aparelho.
Trave olímpica
    A trave é um dos dois aparelhos de execução unicamente feminina. A trave em si é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos gímnicos, elementos acrobáticos e pivots.

                                                                  
    O solo, enquanto aparelho, é um estrado de 12x12m feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos acrobáticos e gímnicos. Como modalidade, os exercícios têm uma duração de 70 a 90 segundos para as mulheres. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e gímnicos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental.
Salto
    O salto de cavalo é a prova mais rápida da ginástica artística. Dura aproximadamente 50 segundos, incluindo apenas o momento dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito. A prova é composta por uma pista de corrida de 25 metros, que termina num trampolim de impulso e finalmente na mesa de saltos – de dimensões 120 x 95 cm. O salto é considerado um evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros.


GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA (modalidade constituída por quatro aparelhos):

1) SALTO SOBRE A MESA DE SALTO (Fonte: http://www.spieth-gymnastic.com/)

A ginasta corre por cerca de 25m e usa um trampolim para saltar sobre o cavalo. O cavalo é um apoio de 1,25m de altura, 1,20m e comprimento e 0,95m de largura, em que a atleta pega impulso com as mãos.




2) BARRAS PARALELAS ASSIMÉTRICAS  
A ginasta alterna movimentos contínuos entre as duas barras, a inferior fica a 1,66m do chão e a superior, a 2,46m.




3) TRAVE DE EQUILÍBRIO (Crédito: Washington Alves/COB/Divulgacao)

Tem 5m de comprimento e apenas 10cm de largura. O desafio é fazer acrobacias e movimentos de dança sem cair, a 1,25m do chão.




4) SOLO - (Fonte: http://www.gymnova.com/)
Acompanhada por música, a atleta tem de 70 a 90 segundos para apresentar a maior variedade possível de movimentos de dança e acrobacia, numa área de 12mx12m.



GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (modalidade constituída por seis aparelhos):

1) SOLO - (Fonte: http://www.gymnova.com/
Semelhante ao aparelho feminino. A performance deles, porém, dura de 50 a 70 segundos e não tem música.




2) CAVALO COM ALÇAS
Exige acrobacias com as pernas (circulares, em pêndulo ou tesoura) sobre todo o aparelho, que tem duas alças perpendiculares para o apoio das mãos.




3) ARGOLAS (Crédito: WashingtonAlves/COB/Divulgacao)
Exercícios de força e equilíbrio que o atleta executa a 2,80m de altura pendurado em duas argolas. A saída com aterrizagem no chão é acrobática.




4) SALTO SOBRE A MESA DE SALTO (Fonte:www.spieth-gymnastic.com)
É disputado como no feminino, mas o aparelho dos homens está a 1,35m do chão.




5) BARRAS PARALELAS 
Separadas por no máximo 52cm, a 2m do chão, exigem movimentos de equilíbrio em uma única barra e de balanço e força entre as duas.




6) BARRA FIXA
O ginasta não pode tocar a barra com o corpo e deve realizar movimentos giratórios, soltar e voltar a segurar a barra, que fica a 2,80m do chão. A variedade das manobras e a saída do aparelho são importantes.



GINÁSIO DE COMPETIÇÃO:




































Nenhum comentário:

Postar um comentário