Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Futsal História, regras do futsal, prática do esporte, informações sobre o esporte, bola, quadra, equipes


Futsal: esporte muito popular no Brasil
 
Introdução 
 
O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país. 

História do Futsal

O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball.

Características e regras do Futsal

- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 
- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).
- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas),.

Confederações

- No Brasil, os campeonatos e eventos de Futsal são administrados pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).
- Os campeonatos internacionais são organizados pela AMF (Associação Mundial de Futsal) com sede na cidade de Assunção (Paraguai). A FIFA também organiza campeonatos de futsal.

Campeonatos mais importantes:

- Organizados pela AMF: Campeonato Mundial FIFUSA/AMF, Copa do Mundo de Seleções Nacionais, Euroftusal e Campeonato Mundial de Clubes.
- Organizados pela FIFA: Mundial de Futsal da FIFA, Eurocopa e Copa das Confederações da FIFA.

Potências do futsal mundial:

- O Brasil é uma das seleções mais fortes da atualidade. O Brasil já foi quatro vezes campeão no Mundial de Futsal da FIFA. O último título foi conquistado em 2008, quando a seleção brasileira venceu na final a seleção espanhola.
- Além do Brasil, merecem destaque no futsal mundial as seleções da Espanha e Itália.

Você sabia?

- Em 2012, o Mundial de Futsal da FIFA ocorrerá na Tailândia, entre os dias 1 e 18 de novembro. A seleção brasileira é uma das favoritas ao título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário