Pesquisar este blog

domingo, 19 de maio de 2013

HISTÓRIA, RELAÇÃO SOCIOCULTURAL E DANÇAS REGIÃO CENTRO OESTE.


Região Centro-Oeste do Brasil

Região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste do Brasil é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília a capital do país.
A região Centro-Oeste é limitada ao norte pelos Estados do Amazonas e Pará, a noroeste pelo Estado de Rondônia, a  nordeste pelo Estado de Tocantins, a leste pelo Estado da Bahia, a sudoeste  pela Bolívia e Paraguai,  a sudeste pelos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
O clima predominante é o tropical com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. As temperaturas são elevadas o ano todo, porém, nas zonas de contato com outras regiões há grandes variações.


O Desenvolvimento da região Centro-Oeste

Os indígenas foram os primeiros habitantes da região Centro-Oeste. Depois, chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus, Vila Boa... A descoberta de diamante deu origem à vila chamada Corrutela.
 Foram criados fortes militares, entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje a cidade de Corumbá. Em volta desses fortes, surgiram povoados.
Forte de Coimbra
O povoamento aumentou com a construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias. A construção de Brasília como sede do governo brasileiro, também, contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento socioeconômico de região Centro-Oeste. Cada etnia carregou consigo a bagagem de suas raízes e foi dessa mistura que surgiram as manifestações culturais, artísticas e religiosas da região. Sabe-se hoje que o folclore local é marcado pela pluralidade de danças e crenças.

Arquitetura e Monumentos da região Centro-Oeste

Brasília
Com sua moderna arquitetura de vanguarda, é o único conjunto arquitetônico do século XX que merece ser considerado pela Unesco como "Patrimônio da Humanidade". Brasília foi projetada por Oscar Niemeyer.

Catedral

Congresso Nacional

Palácio do Planalto

Goiás
Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte - Tem o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale.
 
Palácio Conde dos Arcos - Centro Cultural, tem acervo com obras do século XVIII.


Chafariz de Calda - É uma construção com padrões do século XVIII, (1778).


Igreja Nossa Senhora da Abadia - Construída pelos escravos e para os escravos em 1790.


A gastronomia da região Centro-Oeste

Goiás
Os pratos mais populares são: arroz com pequi, biscoito de polvilho, guariroba, e manjar branco com ameixa.

Arroz com Pequi

Receita de Biscoito de Polvilho (Peta)
Biscoito de polvilho (Peta)
Guariroba

Manjar Branco com Ameixa

Não podemos deixar de falar da pimenta-bode e da jurubeba muito apreciada pelos goianos


Pimenta-bode

Jurubeba

Mato Grosso 
Uma das receitas mais conhecidas desse Estado é a mojica, que é feita com o pintado. Os peixes são muito consumidos e o acompanhamento geralmente é a banana da terra



Mojica de Pintado


Banana da terra

Mato Grosso do Sul
A maioria dos pratos são feitos com peixes e carne. Algumas preparações: arroz de carreteiro, moqueca de peixe, doce de abóbora, licor de pequi e etc.


Arroz de Carreteiro


Moqueca de Peixe


Doce de Abóbora


Licor de Pequi

Distrito Federal
Em Brasília, você encontra de tudo: pato no tucupi, feijoada, churrasco galinha ao molho pardo,enfim, além da influência estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões do Brasil.


Pato no Tucupi


Feijoada


Churrasco


Galinha ao Molho Pardo

As danças da região Centro-Oeste

Caninha-verde 
Consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.

Siriri
Dança de pares soltos que se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. No meio delas, ficam os músicos. O início é dado com os homens cantando o "baião", acompanhados das palmas dos demais participantes. A seguir, um cantador "joga" uma quadra que é repetida por todos. Neste momento, um cavalheiro sai de sua fileira e se dirige à dama que lhe fica à frente, fazendo-lhe reverência e voltando ao lugar inicial. A dama o acompanha até o meio do caminho, quando então se dirige a outro cavalheiro e, depois, retorna também ao seu lugar inicial. Este cavalheiro repetirá a movimentação do primeiro. O acompanhamento musical pode ser apenas rítmico,  executado em tambor e reco-reco; às vezes, também apresenta instrumentos melódicos, como a sanfona e a viola de cocho.

Cururu

Canto formado por trovas repentistas, chamadas originalmente de carreiras ou linhas, cantadas por vários caminhantes em agradecimento a um santo. Os instrumentos são viola artesanal feita com árvores nativas e ganzá (tipo de reco-reco) de bambu. Foi levado a Mato Grosso pelos bandeirantes. Era inicialmente dançado, hoje é só cantado.

Mascarados

Originária dos costumes indígenas, foi modificada e enriquecida pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Dura cerca de duas horas e meia, tem doze partes, com diferentes passos, e exige grande esforço físico. Por isso, antigamente só os homens participavam dessa manifestação cultural. Para que os que faziam papel de mulher não fossem identificados, todos usavam máscaras.

Manifestações culturais da região Centro-Oeste

Cavalhada
É uma representação da batalha entre mouros e cristãos durante a invasão da Península Ibérica. Com a vitória dos cristãos, os mouros acabam convertidos. A festa relembra o domínio do cristianismo na região hoje formada por Portugal e Espanha. Em Goiás, a mais famosa ocorre em Pirenópolis.

Procissão do Fogaréu


Manifestação de tradição religiosa que relembra a prisão de Jesus Cristo por soldados romanos mascarados. O Fogaréu vem sendo realizado desde 1745 ano que foi trazido da Europa pelo padre português Perestello Espíndola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário