Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Atividade do Módulo 1


Atividade 1.2 Quem sou como professor aprendiz

Diante da realidade tecnológica em que os alunos estão inseridos a escola tem um papel interessante e o professor a cima de tudo precisa se adequar a essa realidade. Estamos em mudanças e temos que nos adequar a sociedade que muda tão rápido quanto a tecnologia, hoje temos alunos críticos e falantes, situação está que põe em prova o conhecimento e a metodologia do professor. Temos que estar antenados, vivenciando e conhecendo este novo estilo de aluno. Procuro estar sempre interagindo, trocando experiências e idéias, tanto com os colegas professores quanto com os alunos, pois para ensinar não existe uma formula mágica, devemos nos adequar de acordo com a realidade de cada escola, pois acima de tudo aprendemos com as situações que ocorrem no dia a dia, e conhecer o nosso aluno facilitará a melhor forma de transmitir e organizar o aprendizado.

Atividade 1.3 Video Educação e Tecnologia

Educação e Tecnologia Cada localidade possui uma realidade distintas, nos grandes centros a tecnologia já tem surtido a algum tempo passam por reformulações de forma mais rápida, já o interior passa por situação diferente onde e tecnologia vem sendo inserida de forma mais lenta e com menos eficácia pois quando se fala de computadores temos um número pequeno e ainda insuficiente, não alcançando o objetivo de interação tecnológica no meio didático. Hoje o educador precisa se inserir no meio tecnológico, para não ficar ultrapassado, o aluno não agüenta mais aulas tradicionais com lápis, borracha e livro. Temos outras formas de transmitir nossos conteúdos usando o que eles mas gostam o computador, como o “Blog” que tem sido de grande valia no que diz respeito a atividade desenvolvida fora da escola como tarefas e trabalhos. A escola precisa repensar suas ações de ensino – aprendizagem, pois a sociedade precisa de um cidadão critico e responsável, “não dependente de bolsas e auxílios financeiros do estado”, mas preparado para o mundo que espera do lado de fora dos portões da escola. Professor Rodrigo Ruiz

Atividade 1.4 Minha Escola

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087014/Tur136855/img_upload/ATV1_4_RODRIGORUIZ.ppt

Atividade 1.5 Mapa Conceitual

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087014/Tur136855/img_upload/ATVI1-5RODRIGORUIZ.bmp

Atividade Modulo 2



Atividade 2.2 Experiência de Navegar Livremente

O hipertexto é uma organização de conhecimentos ou dados, uma aquisição de informações e aprendizado. Esse recurso permitem a construção de bases de dados com acesso associativo, muito imediato, intuitivo, combinado som, imagem e texto.

A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. O aluno compreende melhor e de forma prazerosa permitindo uma interação maior com o saber.

Muitos professores, podem usar o hipertexto em sua aulas e tirar o máximo de proveito desse recurso.

Hoje uma grande parte dos alunos já utilizam o computador tendo assim contato com os hipertextos, dessa forma ele se torna mais critico e responsável nas pesquisas, leituras e na escrita.

Este novo contexto nos leva a encarar que as informações são passiveis de questionamentos e, são, sobretudo, perecíveis.

Atividade 2.3 Conceituando Hipertexto Individualmente

Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

Uma prática pedagógica eficiente e prazerosa. O aluno adquiri o conhecimento de forma simples fazendo com que a aprendizagem seja concluída.

Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

Nos tempos atuais o trabalho com hipertexto é fundamental, uma ferramenta essencial no processo ensino aprendizado.

Atividade 2.4 Conceituando Hipertexto Coletivamente

Concordo com o comentário da professora Janete Ap. Marcondes, com os hipertextos o estudo torna-se mais colaborativo no processo ensino aprendizado, que assume característica de parceria

Atividade 2.6 Planejando Atividade com Hipertexto

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087237/Tur138968/img_upload/ativ2-6Rodrigo.doc

Atividade 2.7 Execução do Planejamento

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087237/Tur138968/img_upload/Ativi2-7Rodrigo.doc

Atividade 2.8 Análise do Trabalho dos Colegas

Oi Danusa e Lidiane! Gostei do trabalho de vocês, temos a obrigação como educadores de conscientizar os nossos alunos da importância de cuidar de nosso planeta.

Atividade 2.9 Poster

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087237/Tur138968/img_upload/ativ2-9_cleunice_mariacarmo_rodrigo_soniabecker.ppt

Atividade 2.10 e 2.11 Navegando pela Wikipedia e Wikicionário

Navegar pela wikipeia é uma maneira dinâmica e interessante. As informações são muitas e o aprendizado fica dinâmico. Há uma interação com o mundo na era digital.