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quinta-feira, 2 de março de 2017

Jogos: Construção social e cultural de um povo dentro do ensino aprendizagem.




Jogos: Construção social e cultural de um povo dentro do ensino aprendizagem.

O jogo é como um fenômeno cultural que está em constante transformação. Alguns dos jogos praticados pelas crianças nos dia de hoje não são os mesmos praticados no passado, ou seja, os jogos ao longo do tempo ganham novas formas e configurações.
Podemos destacar que os jogos não nascem do nada, eles são construções sociais e culturais que fazem parte da história e da evolução de um povo. Segundo Piaget (1973) “ressalta que os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia da criança, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual de cada uma”.
Desse modo podemos entender que o jogo não é somente um divertimento ou uma recreação, ele pode ser também em sua essência uma atividade física e mental organizada por um sistema de regras, que proporcionam a relação entre parceiros e grupos. Através dessa interação a criança terá acesso á cultura, valores e aos conhecimentos criados pelo homem.
O jogo satisfaz as necessidades das crianças, especialmente a necessidade de “ação”. Para entendermos o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor deve conhecer quais motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo um aspecto dominante na infância, ele deve ser entendido como fator de desenvolvimento por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e leva-la a agir independentemente do que ela vê.
Quando a criança joga, ela opera com o significado de suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo torna-se consciente das suas escolhas e decisões. Por isso o jogo é um elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência.
Diante das regras do jogo, é fundamental que o desenvolvimento das mesmas na escola, seja voltado para o lúdico impedindo a exclusão de algumas crianças consideradas mais fracas e em que alguns jogos os mesmos são eliminados mais rapidamente, perdendo a chance de jogar.
Num programa de jogos para as diversas séries é importante que os conteúdos sejam selecionados, ludicamente observando a comunidade em que as crianças vivem e oferecendo lhe ainda o conhecimento dos jogos das diversas regiões brasileiras e de outros países.
É importante compreender que o jogo está presente desde a Educação Infantil Pré Escola até o Ensino Médio, e que a cada fase que a criança vivencia dentro da Educação, apresenta se conteúdos e critérios diferentes para a escolha desses jogos como:
  • Na Educação Infantil (Pré-escola):
Jogos que implique reconhecimento de si mesma e das próprias possibilidades de ação, reconhecimento de materiais e objetos para jogar em ambientes naturais ou construídos pelo homem, interação do pensamento sobre a ação e a comunicação, inter-relação com as outras matérias de ensino, relações sociais criança – família; criança – crianças; criança – professor e criança – adultos, a vida de trabalho do homem; da própria comunidade; das diversas regiões do país e de outros países, o sentido da convivência com o coletivo; suas regras e dos valores que estas envolvem, auto organização, autoavaliação e avaliação coletiva das próprias atividades, elaboração de brinquedos.
  • No Ensino Fundamental (4ª a 6ª):
Jogos cujo conteúdo implique em jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático, o desenvolvimento da capacidade de organizar os próprios jogos e decidir suas regras, entendendo - as e aceitando - as como exigência do coletivo,
  • No Ensino Fundamental (7ª a 9ª): 
Jogos cujo conteúdo implique na organização técnico – tática e o julgamento de valores na arbitragem dos mesmos, a necessidade do treinamento e da avaliação individual e do grupo para jogar bem tanto técnica quanto taticamente e a decisão de níveis de sucesso.
 No Ensino Médio (1ª a 3ª):
 Jogos cujo conteúdo implique o conhecimento sistematizado e aprofundado de técnicas e táticas, bem como da arbitragem dos mesmos, o conhecimento sistematizado e aprofundado sobre o desenvolvimento/treinamento da capacidade geral e especifica de jogar e conteúdos que propicie a prática organizada conjuntamente entre escola/comunidade.
Prof.ª: Jacqueline Cordeiro Gazola, Educadora Física.
Especialização em Educação Física Escolar.

Revisado por Editor do Webartigos.com