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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Frequência Cardíaca

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A frequência cardíaca (FC) é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e, por isso, ela é um bom indicador do funcionamento do coração e do condicionamento físico do indivíduo.

A frequência cardíaca normal ou basal, em repouso, é de 60 a 100 batimentos cardíacos por minuto, porém ela pode variar de acordo com a idade, atividade física ou a presença de doenças cardíacas. Por exemplo, a frequência cardíaca normal de um recém-nascido até aos 2 anos é de cerca de 120 a 140 batimentos por minutos, dos 8 anos até à adolescência é de 80 a 100 batimentos cardíacos, em um adulto sedentário geralmente é entre 70 a 80 batimentos por minuto e em atletas ou idosos é de 50 a 60 batimentos por minuto.

A seguinte tabela mostra a frequência cardíaca normal para homens que praticam atividade física:

 entre 18 e 25 anosentre 26 e 35 anosentre 36 e 45 anos

Excelente
49 a 5549 a 5454 a 59
Boa57 a 6157 a 6160 a 62
Abaixo da média71 a 7372 a 7473 a 76

Já para mulheres que praticam atividade física, a frequência cardíaca normal deve ser:

 entre 18 e 25 anos
entre 26 e 35 anos

entre 36 e 45 anos

Excelente
54 a 6054 a 5954 a 59

Boa
61 a 5660 a 6462 a 64

Abaixo da média
74 a 7875 a 7674 a 78

Se a FC estiver acima dos valores mostrados na tabela, é aconselhado praticar exercícios regularmente porque isto melhora a capacidade cardíaca e assim o coração consegue bombear a mesma quantidade de sangue, com menos esforço.

Frequência cardíaca baixa

A frequência cardíaca baixa, inferior a 60 batimentos por minuto, pode ocorrer devido ao envelhecimento ou ser apenas um efeito colateral de certos medicamentos para o coração, por exemplo. Porém, a FC baixa também pode indicar problemas cardíacos como bloqueio cardíaco ou disfunção do nódulo sinusal, principalmente se for acompanhada de tonturas, cansaço ou falta de ar.

Na presença de FC baixa, o indivíduo deve consultar um cardiologista para fazer exames ao coração, identificar a causa e iniciar o tratamento, se necessário.

Frequência cardíaca alta

A frequência cardíaca alta, superior a 100 batimentos por minuto, pode ser consequência da ingestão de grandes quantidades de álcool ou cafeína, no entanto, também pode ser indicativa de problemas do coração como insuficiência cardíaca ou doença cardíaca valvar, assim como de outras doenças como aterosclerose ou hipertensão.

Na presença de FC alta, o indivíduo deve consultar um cardiologista para fazer exames ao coração, identificar a causa e iniciar o tratamento, se necessário.

Como medir a frequência cardíaca

Para medir a frequência cardíaca pode-se colocar o dedo indicador e médio na parte lateral do pescoço, onde se sente os batimentos cardíacos e contar quantas pulsações se percebe durante 1 minuto. O cálculo também pode ser feito contando os batimentos até 15 segundos e multiplicando o resultado por 4.

Medição da frequência cardíaca
Frequencímetro

Outra forma mais segura de medir a frequência cardíaca é utilizar um pequeno aparelho chamado frequencímetro que se compra em lojas de produtos desportivos.

Frequência cardíaca máxima

A frequência cardíaca máxima é a quantidade máxima de batimentos cardíacos que o indivíduo poderá alcançar por minuto durante uma atividade física.

A FC máxima varia conforme a idade e o tipo de atividade que o indivíduo faz diariamente, mas pode ser verificada realizando o seguinte cálculo matemático: 220 menos a idade (para homens) e 226 menos a idade (para mulheres).

Um adulto jovem pode ter uma frequência cardíaca máxima de 90 e um atleta pode ter uma frequência cardíaca máxima de 55 batimentos cardíacos por minuto e isto também está relacionado ao condicionamento físico que o indivíduo possui. O importante é saber que a frequência cardíaca máxima de um indivíduo, pode ser diferente de outro e isto pode não representar nenhum problema de saúde, mas sim, condicionamento físico.

Frequência cardíaca para emagrecer

A frequência cardíaca para emagrecer e, ao mesmo tempo, queimar gordura deve corresponder a 60-75% da frequência cardíaca máxima, que varia de acordo com o sexo e a idade do indivíduo.

Veja qual a sua frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer em: Frequência cardíaca para emagrecer.

Sistema Nervoso

Na nossa relação com o mundo, o tempo inteiro somos estimulados e respondemos aos elementos do ambiente. A cada estímulo externo (como o cheiro de um alimento ou o som de uma buzina) e mesmo interno (como dor ou sensação de fome), o organismo reage, ou seja, de certo modo “responde a essas perguntas:
De onde vem o estímulo?
Como meu corpo reage a esse estímulo?
Isto me fará bem ou mal?
Já tive essa sensação antes?
Esse processo ocorre no sistema nervoso central de maneira tão instantânea que a nossa consciência não tem como identificar todas as suas etapas, nem os milhares de estímulos que o corpo recebe a todo instante.
Para compreender melhor como percebemos os estímulos externos e como respondemos a eles, é fundamental reconhecer o sistema que forma a rede de comunicação do corpo.

Por que precisamos de um sistema nervoso?
Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que você faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Muitas vezes ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue, que, por sua vez, têm um forte efeito sobre outra parte do corpo.
 
Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. E uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trás e para a parte inferior da cabeça.
Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna, O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central.
Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo. O cérebro funciona como uma rede telefônica complicada, mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.


As membranas protetoras do cérebro
Por ser um órgão tão importante, o cérebro precisa de boa proteção contra acidentes. Ficando em pé, o ser humano mantém o cérebro e a cabeça afastados de choques e batidas. Mesmo assim, é necessária uma proteção muito confiável. Por isso o cérebro fica alojado no crânio, uma dura caixa óssea.
Embora de paredes finas, o crânio é muito resistente devido a sua forma arredondada. Uma das formas mais fortes que se conhece é uma bola rígida. Um ovo, por exemplo, é extremamente resistente, considerando-se como é fina sua casca. Assim, o mole e delicado cérebro é protegido contra danos externos diretos pelo resistente crânio. Entretanto, mesmo sendo o crânio rígido e forte, um abalo violento poderia balançar o cérebro e causar-lhe danos. É preciso, então, maior proteção, que é dada por três membranas, denominadas meninges, que recobrem completamente o cérebro. A membrana mais externa é chamada de dura-máter, que fornece uma boa proteção e apoio devidos a sua constituição forte e coriácea.
Junto ao cérebro há uma outra membrana, denominada pia-máter, muito mais fina, que acompanha cada depressão e cada elevação da superfície do cérebro. Entre essas duas membranas há uma terceira, de constituição esponjosa, a aracnóide. Os espaços desta membrana são preenchidos por um liquido no qual flutua todo o cérebro, fornecendo a camada protetora final. Há ainda grandes espaços dentro do cérebro, que também são preenchidos com o mesmo liquido da aracnóide, de modo que o delicado tecido do cérebro não se deforma quando movemos nossa cabeça.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php

Sistema Esquelético


Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora em que acorda até o momento em que vai dormir novamente. Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã até à boca, mastiga, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete, pratica qualquer outro esporte...

 
Função do esqueleto
O esqueleto humano adulto é constituído por cerca de 200 ossos. O esqueleto sustenta o corpo, protege órgãos diversos e está associado a muitos dos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins.

O esqueleto ósseo, além de sustentação corporal, apresenta três importantes funções:
  • Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência.
  • Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva.
  • No interior de alguns ossos (como o crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.


Crescimento Ósseo
Há um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionária, o qual será quase totalmente substituído por um esqueleto ósseo. É o que se denomina ossificação endocondral (do grego endos, dentro, e chondros, cartilagem).

 

Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traquéia e extremidades dos ossos que se articulam).



http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemamuscular.php

O sistema muscular



O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar...
A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.

   

Tipos de músculos
No corpo humano, existem músculos grandes, como os da coxa, e músculos pequenos, como certos músculos da face. Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crânio, entre outros); ou fusiformes (como os do braço).
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano:
  • Músculo não estriado (músculo liso);
  • Músculo estriado esquelético;
  • Músculo estriado cardíaco.
Os músculos não estriados têm contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade.


Esses músculos são responsáveis, por exemplo, pela ereção dos pêlos na pele (“arrepio”) e pelos movimentos de órgãos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e as artérias, ou seja, músculos associados aos movimentos peristálticos e ao fluxo de sangue no organismo.
Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos. O músculo estriado cardíaco é o miocárdio, o músculo do coração, que promove os batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária.

O trabalho muscular
Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair; a contratilidade; é ela que torna possíveis os movimentos.
No caso dos músculos estriados esqueléticos, os ossos atuam como alavancas e permitem a efetivação do movimento. Às vezes, o movimento é possível graças ao trabalho antagônico de dois músculos. Por exemplo: quando você dobra um braço, o bíceps braquial se contrai, diminui no comprimento e aumenta na espessura. Ao mesmo tempo, o tríceps braquial relaxa. Ao esticar o braço, a situação se inverte: o bíceps braquial relaxa, voltando ao tamanho normal, e o tríceps braquial se contrai.

 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemamuscular.php

CARACTERÍSTICAS DO ALONGAMENTO E DO AQUECIMENTO.


Aquecimento é uma técnica normalmente praticada antes de atividades desportivas ou de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal.

O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o exercício físico, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.

Geral: deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr e pedalar são bons exemplos.
Específico: utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte que será feito em seguida. Nota-se que o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral.

Fonte: www.midiasport.com.br                                                                      Fonte: www.healthplace.com.br
Alongamento  é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois assim será maior o movimento possível para uma determinada articulação.
É recomendado fazer o alongamento antes dos exercícios, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e os músculos.
Alongamento estático - Esse é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática. O tempo ideal desse alongamento pode variar entre 20 e 30 segundos, mais que isso é desnecessário. Alongar por mais de 30 segundos provoca um relaxamento dos músculos, prejudicando a produção de força rápida. Outra boa opção é fazer os exercícios de alongamento depois do treino de musculação. Além de melhorar a flexibilidade, você experimenta um relaxamento. 
Alongamento dinâmico - ele é indicado para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho desportivo. Fazer alongamentos dinâmicos - como a elevação dos joelhos, o agachamento e rotação de braços e tronco é sempre positivo, porque aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento. Alongamentos dinâmicos devem ser realizados após um período inicial de aquecimento, feito a partir de movimentos curtos e deslocamentos pelo solo. 
Alongamento passivo - Esse tipo de alongamento é feito com ajuda de algum aparelho, como uma faixa elástica ou até mesmo uma bola suíça. O controle do movimento também pode ser passado para outra pessoa, por isso é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas. 

Alongamento específico - Mesmo que seja feito outro tipo de alongamento, deve-se, posteriormente, ser feito um alongamento específico para o tipo de atividade que será realizada. Para jogar futebol, por exemplo, vale flexionar e rodar o quadril para fora ou até dar alguns chutes. Dê preferência aos alongamentos com movimentos semelhantes aos do esporte que será realizado, isso minimiza o risco de lesões musculares e articulares.



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IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO

Dr. Fitness ensina a fazer aquecimento

Postura Correta



Postura correta  diz respeito à posição física de um sujeito em determinada situação. Por exemplo, existe uma postura correta para andar, para se sentar, no lazer, para escrever, para trabalhar em frente ao computador, para dormir, etc.
Postura correta para utilização de computador.  Ilustração: Sebastian Kaulitzki / Shutterstock.com
Postura correta para utilização de computador. Ilustração: Sebastian Kaulitzki / Shutterstock.com

Ter uma postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, se mantenha saudável, sem desvios.

Desde a escola a educação postural deve ser cobrada para que se torne um hábito, evitando problemas na fase adulta. Estar sempre atento à própria postura em todos os momentos é muito importante.

Posturas incorretas permitem que os ossos não se alinhem corretamente, aumentando a tensão nos músculos, nas juntas e nos ligamentos, podendo causar fatiga, dor. Após anos, o mau hábito postural pode causar dores crônicas na coluna e afetar a função e posição de alguns órgãos vitais, sobretudo dos órgãos localizados no abdômen. Os desvios mais comuns da coluna são a escoliose, a lordose, e a cifose.

Todos podem ser congênitos ou adquiridos.

Algumas dicas em algumas situações para se ter uma boa postura:

 Ao dormir – a posição mais apropriada para dormir é de lado, com um travesseiro que deixe a cabeça na altura do corpo, sendo que o colchão deve ter a densidade correspondente ao peso da pessoa.

Ao sentar – manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados. Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris.

Ao andar – distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão, e o abdômen contraído. A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Os braços devem balançar naturalmente. Usar calçados confortáveis, evitando saltos altos.

Ao se abaixar – Flexionar os joelhos ao se abaixar. Manter a coluna ereta e as pernas flexionadas.

Ao carregar peso – evitar carregar mochilas, bolsas e sacolas de um lado só do corpo.

A melhor posição ao carregar peso é contra o peito. Quando não for possível, buscar equilibrar o peso. Observar o peso das mochilas das crianças em fase escolar.

Como são vários os problemas relacionados à má postura, o tratamento adequado depende de cada caso, assim como a especialização do profissional a ser indicado. Os médicos podem ser ortopedistas, fisioterapeuta e/ou reumatologista.


Postura correta melhora a qualidade de vida


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A postura correta melhora a qualidade de vida porque diminui a dor nas costas, aumenta a autoestima e ainda diminui o volume da barriga porque reposiciona a gordura localizada, conferindo um melhor contorno corporal.

Porque a postura correta melhora a qualidade de vida?

A postura correta melhora a qualidade de vida porque previne e trata problemas de saúde crônicos e dolorosos, como:
  • Corcunda;
  • Escoliose;
  • Hérnias de disco;
  • Redução da capacidade respiratória.
Quando a má postura é causada por timidez, fragilidade, sensação de impotência e outros sentimentos como estes, a postura correta pode mudar a forma de pensar, conferindo coragem e uma maior capacidade de lidar com o estresse e a depressão. Este benefício da postura correta está relacionado com a linguagem corporal e se deve ao aumento da testosterona, que aumenta a capacidade de liderança, e com a diminuição do cortisol, que melhora a forma de lidar com situações estressantes da vida.

Exercício para melhorar a postura e a qualidade de vida

Um excelente exercício para melhorar a postura e a qualidade de vida é permanecer na seguinte posição:
  • De pé com as pernas ligeiramente afastadas;
  • Queixo paralelo ao chão, olhando para o horizonte;
  • Feche as mãos, colocando-as na cintura;
  • Com o peito aberto e as costas retas, respirar normalmente.
Esta é a postura vitoriosa dos super-heróis como super-homem e da mulher-maravilha, como se pode observar nas imagens abaixo.
Inicialmente bastam apenas 5 minutos de exercícios por dia e estes benefícios podem ser alcançados em aproximadamente 2 semanas. Pode ser em casa, no trabalho ou no banheiro, antes de uma entrevista de emprego, por exemplo.
Ficar de 2 a 5 minutos nesta postura de vencedor faz uma contração nos músculos das costas, melhorando a postura e esta postura pode mudar a mente. A mente muda o comportamento e o comportamento irá mudar os resultados. Apesar de parecer pouco, pequenos ajustes na postura podem conferir grandes mudanças no corpo e na atitude.

Links úteis:

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Por que ficamos ofegantes depois de um esforço físico?



Corpo

Eduardo Lima (novaescola@fvc.org.br). Com reportagem de Rita Trevisan

Pergunta enviada por Julio Baptista, Petrolina, PE

MÚSCULOS EM AÇÃO Pulmões trabalham em ritmo acelerado para oxigenar o sangue
Atividade física é sinônimo de músculos em movimento. Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação. O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam. Resultado: ficamos ofegantes, sobretudo quando o condicionamento físico não é o ideal para aquela atividade. As frequências cardíaca e respiratória podem ser trabalhadas a partir da 7ª série. Nos dois casos, uma maneira de apresentar o tema é pedir que os alunos meçam a própria pulsação e a dos colegas em quatro momentos distintos: repouso, pós-atividade leve, pós-atividade moderada e pós-atividade intensa. A cada aferição, a garotada perceberá que o ritmo cardíaco fica mais alto. Esse é o gancho para discutir as reações imediatas do corpo ao exercício - entre eles, o incremento da frequência respiratória.

Alimentos energéticos, construtores e reguladores.




Os alimentos são classificados em três grupos, conforme a função que cada um exerce em nosso organismo: energético, plástico ou construtor e regulador.
Grupo energético?
Os alimentos pertencente a este grupo possuem função energética, são considerados como uma espécie de combustível para o organismo. Quando queimados no tecido por processo metabólico, transformam-se em água e gás carbônico liberando energia química que é transformada em energia mecânica e calor. Para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos o organismo consome energia, mesmo que esteja em jejum ou repouso.
Alimentos pertencentes a este grupo?
  • Cereais, açúcares, feculentos, mel, cana de açúcar, hortaliças, gorduras e frutas. (se  consumidos em excesso são armazenados no fígado e no músculo sob a forma de glicogênio).
Grupo plástico?
Sua função está destinada à formação, ao crescimento e à reparação do órgão desgastado pelo trabalho (possui função de sustentação). Mesmo que a formação de novos tecidos só ocorra no ser em desenvolvimento, na fase adulta há uma troca de tecidos, porém de forma menos acentuada. Os alimentos protéicos contêm elementos essenciais à formação de novos tecidos, reparo e renovação de tecidos desgastados.
Alimentos pertencentes a este grupo?
  • Carnes, leites e derivados, frutas e água (quando alimentos ricos em proteínas são consumidos em excesso são depositados no adiposo sob a forma de ácidos graxos e glicose).
Grupo regulador?
Os alimentos deste grupo têm a função de fornecer elementos que auxiliam as várias funções normais do metabolismo orgânico como as vitaminas, minerais e fibras alimentares. Estes elementos estimulam e controlam as trocas e processos nutritivos do organismo.
Alimentos pertencentes a este grupo?
  • Frutas, hortaliças, vísceras e cereais integrais (quando vitaminas lipossolúveis são consumidas em excesso ficam armazenadas no organismo podendo ocasionar problemas, minerais em excesso também favorecem o desenvolvimento de problemas específicos, no entanto, as vitaminas hidrossolúveis são eliminadas através da urina)
Referência Bibliografica
MEZOMO, I. F. de B.. Noções sobre nutrição. In: ______. Os serviços de alimentação. São Paulo: Manole, 2002. cap.2, p. 31-50.
KRAUSE, M. V.; MAHAN, L. K. Alimentos, nutrição e dietoterapia. Ciência da nutrição. 11. ed. São Paulo: Roca, 2005. 1242 p.

Artigo escrito por  Maria Clara
Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com
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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

História e as regras do jogo de dama


Crédito: Confederação Brasileira de damas
Crédito: Confederação Brasileira de damas

Patrícia Flor - Hortolândia/SP - 26/11/2010  16 comentários

A história do jogo de damas

Embora a maioria das pessoas não saiba, o jogo que conhecemos hoje como damas tem uma longa história. Do antigo Egito à sua própria sala de estar, damas manteve-se como um passatempo popular para a maioria dos registros históricos.

O jogo de tabuleiro chamado "damas" na América do Norte e na Europa é um dos jogos mais antigos conhecidos pelo homem. A história do jogo de damas pode ser rastreada até o berço da civilização, onde os vestígios da mais antiga forma de jogo foram descobertos em uma escavação arqueológica na antiga cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, que agora é atual Iraque.  Ninguém tem certeza das regras exatas do jogo, que foi datado de carbono em 3000 aC .Um jogo semelhante com um tabuleiro de 5x5, chamado Alquerque é conhecida por ter existido no Egito antigo, já em 1400 aC.

Esta versão egípcia era tão popular que o homem tocou para milhares de anos. Então, no ano de 1100, um francês inovou o jogo em um tabuleiro de xadrez e aumentou o número de peças para cada jogador. Este jogo modificado foi então chamado "Fierges" ou "Ferses", mas era mais apropriadamente chamado de "Le Jeu Plaisant De Dames", porque era considerado um jogo social das mulheres. Mais tarde, o jogo tornou-se mais desafiador, fazendo saltos obrigatórios e, portanto, esta nova versão foi denominada "Força Jeu".

Já em meados dos anos 1500, livros foram escritos sobre o jogo e em 1756, um matemático Inglês escreveu um tratado sobre os projetos. Agora, com as suas próprias regras escritas, o jogo foi usado na Inglaterra, onde era conhecida como "damas". O jogo aumentou acentuadamente em popularidade como o passar dos anos. Em 1847 foi um ano importante na história do jogo de damas, quando o primeiro título foi dado. Em 1952 foi um ano marcante na história de damas com Arthur Samuel, ele criou o primeiro programa de damas usado por um computador. Gradualmente, esses programas de jogos foram melhorados com a velocidade do computador e aumentou suas capacidades. Hoje, programas de computador têm informações de base de dados que mostram todas as combinações possíveis ao movimento de 10 peças, que permanecem no tabuleiro. damas entrou em praticamente todos os lares através da Internet.

Segundo a Confederação Brasileira de damas com a transferência da Corte Real, em 1806, para o Brasil, D. João VI trouxe o primeiro livro de jogo de damas para nosso país. Trata-se do livro de Juan Canalejas, “Libro del Juego de las damas”, publicado em Barcelona,  Espanha em 1650.Este livro encontra-se na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Devido à influência da Corte Real, que se instalou no Rio de Janeiro, foi aí que o jogo de damas começou a se desenvolver em nosso país. São Luís, capital do Estado do Maranhão, até hoje, é o único local no país onde se cultiva exclusivamente a damas internacional, tabuleiro de 100 casas. Isso se deve à influência das invasões francesas e holandesas naquela região.


Regras Oficiais do Jogo de damas 64 casas e 100 casas
 
  1. Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
  2. O Jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
  3. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
  4. O lance inicial cabe sempre ao jogador que estiver com as peças claras.
  5. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
  6. Quando a pedra atinge a última linha do tabuleiro, concluindo o lance na casas de coroação, ela é promovida à Dama.
  7. A Dama é uma peça de movimentos mais amplos.
  8. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.
  9. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal não podem ser capturadas.
  10. A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
  11. A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças.

Jogo de Damas


INTRODUÇÃO

Esse trabalho irá mostrar um pouco sobre o jogo de Damas, falar sobre sua história e os estilos que podem ser encontrados em suas próprias modalidades, suas regras e tudo o que se deve saber para começar a jogar.
Sem mais embromações, você verá o b-a ba  do jogo de Damas, que é belo em sua real natureza. 

I – A HISTÓRIA DO JOGO DE DAMAS 


Afirmações sobre suas origens pecam geralmente pela falta de bases históricas sérias. Não faltam exemplos: 
“INVENTADO NA GRÉCIA POR PALOMEDES”
“O JOGO DE DAMAS É MÃE DO XADREZ”
“INVENTADO DURANTE O CERCO DE TRÓIA” (MONTEIROS-1591)
“INVENTADO POR MARCO AURÉLIO” (CANALEJAS-1650) 

Quantas mais?

Achados arqueológicos mostram jogos de calculo que datam de há milhares de anos, originários da antiga civilização egípcia e conhecida pelo nome de Senet.
Embora não se tenha documentos que elucidem suas regras, parece guardarem alguma semelhança com o jogo de damas.
Presume-se que alguns destes jogos tenham sido levados para a antiga Grécia e dado origem ao Petia, sobre o qual são encontradas referencias.
A expansão romana deve ter sido um vetor pêra a divugalgação do Petia grego. Documentos que nos esclarecem  com segurança sobre suas regras não foram encontrados, embora a este jogo haja bastantes referências na literatura desse tempo, citando nominalmente campeões e comentado a sua popularidade. Não existem duvidas que ele tenha sido a base do atual jogo de Damas dada a sua semelhança de tabuleiro, movimentos e objetivos.

El Marro (Monteiros-1591).

  Beira o ridículo a afirmação que o nome Damas lhe teria sido dado pelo fato de que eram as senhoras, as damas, que o praticavam nos salões da Idade Media.

É tido como cento como certo que o moderno Xadrez deriva do Chatrani, que por sua vez deriva do Chaturanga, cujo berço foi possivelmente a Índia, passando posteriormente à Pérsia.

Tudo leva a crer que estes jogos eram desconhecidos dos romanos.

O encontro do Xadrez e o jogo de Damas devem ter acontecimento por volta do Século IX, NA Europa, o que nega de forma definitiva qualquer paternidade de um em relação ao outro.   

A época do aparecimento do tabuleiro de cores também é imprecisa.
Originalmente, nos dois jogos, o tabuleiro era constituído apenas por retas que cruzavam,como ainda são hoje os tabuleiros do xadrez japonês e chinês.

É a literatura espanhola do séc XVI que nos trás, de forma definitiva, informações precisas com a publicação dos primeiros livros sobre o jogo de Damas.

Conhecimentos acumulados, talvez durante séculos, são apresentados:abertura bem estruturadas que mantêm ate hoje, golpes de aberturas, como o conhecido golpe da 

Abertura Espanhola, batizada no Brasil com esse nome em homenagem a essa combinação; a “Forçada” e inúmeros finais práticos fazem parte da matéria.Dentre estes finais se destaca a “Barca”, como é conhecido em Portugal o final de três damas contra dama na grande diagonal com pedra em h8.

O problema, com temas que se consagram, ocupa nessa literatura um merecido espaço

Que dizer de um jogo que desafia séculos? Os tesouros de sua beleza e os mistérios indecifráveis da sua aparenta simplicidade continuam a mantê-lo vivo, apaixonante e desafiante, a ser motivo de imensa bibliografia, de pesquisas sem fim.     

II - A HISTOÓIA DO JOGO DE DAMAS NO BRASIL 

Tem-se como certo, considerado sua já grande popularidade na Europa antes da época dos descobrimentos,que o jogo de Damas tenha sido introduzido no Brasil pelos primeiros colonizadores.

Ibéricos, franceses, holandeses e árabes exerceram influência nas regras e modalidades jogadas no Brasil.

O trabalho de divulgação, a publicação de literatura  brasileira e a organização de 
competições, fruto de intensas atividades desenvolvidas pela Confederação Brasileira de Jogo de Damas a nível estadual e nacional, conseguiram unificar as regras ate há pouco muito diversificadas. Foram adotandos as regras e regulamentos da Fédération Mondiale du Jeu de Dames nas duas modalidades: 64 casas e 100 casas

III –VARIANTES DO JOGO DE DAMAS 

O jogo de damas, difundido que foi por todo o mundo, acabou por receber alterações, dependendo da região em que é jogado. Também foram feitas modificações nas regras, visando dinamizar o jogo. A seguir, algumas variantes do jogo. 

DAMAS DIAGONAIS:

 Nesta variante, o tabuleiro é colocado diagonalmente entre os jogadores. As 12 peças são colocadas nas casas claras do tabuleiro. Obviamente, o primeiro movimento sempre oferecerá ao adversário uma peça para ser tomada. Mas no mais, o jogo se desenvolve como o jogo de damas normal.
 

Outra possibilidade das damas diagonais, é o jogo com nove peças para cada lado existindo tão somente três casas para coroação. 

Damas Italianas: as regras são as mesmas das Damas tradicionais, com as seguintes mudanças: o tabuleiro é colocado de modo a ficar uma casa branca à esquerda; as peças não podem tomar a Dama; se um jogador não tomar uma peça quando for possível fazê-lo, perde o jogo; e quando houver mais de uma opção para tomada de peças, deverá optar o jogador por tomar a peça mais valiosa, isto é, a Dama.

Damas Inglesas: mesmas regras das Damas tradicionais, excetuando-se o fato do jogador poder optar por capturar qualquer peça e não fazer obrigatoriamente a jogada que o permita tomar o maior número de peças.

Damas Russas: As únicas alterações com relação às regras oficiais, são o fato de a tomada não ser obrigatória e o fato de,  no caso de uma tomada em série, se a peça passar pela ultima fileira, será promovida a Dama e continuará a jogada já como Dama.

Perde-Ganha: Variante que me parece absolutamente hilária: as regras são as mesmas do jogo oficial, mas, nesta variante, aquele que ficar sem peças é quem ganha. O jogador, portanto, deve oferecer suas peças ao adversário, o mais rápido possível, de modo a ficar sem peças. 

IV - TABULEIRO DE 64 CASAS

 A partida se desenvolve sobre um tabuleiro quadriculado, com 64 casas, sendo que as casas são de cores diferentes, colocadas intercaladamente. O tabuleiro será colocado com a casa escura da primeira fileira a esquerda. Os jogadores sentam-se em posições opostas, de frente para o tabuleiro.

Cada jogador tem 12 peças da mesma cor, cor essa diferente das peças do adversário. Essas peças ocupam as casas escuras das três primeiras fileiras, a partir da posição de cada jogador.
 

As peças movimentam-se exclusivamente sobre as casas escuras, uma casa por vez. A exceção é justamente a tomada de uma peça do adversário, quando então a peça de um jogador salta sobre a peça do adversário, vindo a ocupar a casa vazia imediatamente após a peça pulada. Esta peça é então excluída do jogo.

O movimento de tomada pode ser seqüencial, isto é, havendo possibilidade, diversas peças podem ser tomadas no mesmo movimento. A tomada é obrigatória, a não ser que haja duas possibilidades distintas, quando então o jogador poderá optar por tomar uma ou outra peça. Mas a tomada será obrigatória sempre que uma situação permitir a tomada de um numero maior de peças (a chamada “Lei da Maioria”).
 

As peças movimentam-se sempre para frente, exceto quando para realizar uma tomada, quando é permitido o movimento para trás.

Ao atingir a primeira fileira do lado adversário, uma peça é promovida a “dama”. É a chamada "coroação". Para diferenciar a dama das demais peças, sobre ela será colocada outra peça. A dama move-se livremente, em linha reta, quantas casas quiser. Porém, para tomar uma peça adversária, é obrigada a parar na casa vazia subseqüente àquela. Se a peça atingir a última fileira durante uma tomada em série, e for prosseguir tomando outras peças, ela NÃO será promovida a Dama. Isto só ocorre se a peça terminar o movimento na ultima fileira.

Considera-se uma partida empatada, quando tiverem sido jogados 20 lances sucessivos, sem que haja tomado de pedra, ou, após uma mesma posição apresentar-se por três vezes, com o mesmo jogador .Vence a partida aquele que tomar todas as peças do adversário.   

TABULEIRO DE 100 CASAS

 As regras são praticamente as mesmas do jogo no tabuleiro de 64 casas. As diferenças ficam, obviamente, por conta do tabuleiro, maior, sendo que os jogadores iniciam a partida com 20 peças cada, ocupando as 4 primeiras fileira, 5 peças por fileira. As condições de empate são: 25 lances sucessivos, sem a tomada de peças; se não existirem mais de três damas, ou duas damas e uma peça, ou uma dama e duas peças contra uma dama, o empate ocorrerá após 16 movimentos; no caso de duas damas contra uma dama e uma pedra contra uma dama ou uma dama contra dama, o empate ocorrerá após cinco movimentos. 

V -REGRAS DO JOGO DE DAMAS CLÁSSICAS 
ÂMBITO

1- As REGRAS DO JOGO DE DAMAS CLÁSSICAS são de aplicação obrigatória em todo o Território Nacional. 

MATERIAL

 2- O jogo de Damas Clássicas é fisicamente constituído por uma placa plana de forma quadrado e fundo não brilhante, dividido em 64 quadrados de 4 a 5 cm de lado, impressos alternadamente a escuro (preto ou castanho) e claro (branco ou creme), a que se dá o nome de Tabuleiro e por 24 Peças, com 3 a 4 cm de diâmetro e 0,6 a 0,8 cm de espessura, sendo 12 de cor branca e 12 de cor preta, tudo fabricado em materiais diversos. 

GENERALIDADES

 3- Os quadrados escuros do tabuleiro denominam-se Casas às quais se atribui uma numeração de 1 a 32, com início na primeira casa inferior direita, seguindo a contagem da direita para a esquerda e de baixo para cima, sempre do lado onde se encontram as brancas, denominando-se a diagonal que liga a casa 1 à casa 32, rio. 

4- A numeração descrita será utilizada em todas as anotações e publicações, devendo os números representativos da casa de partida e de chegada de cada lance ser separado por traço de união.

5- O tabuleiro poderá conter, nas margens, a numeração das casas laterais.  

6- O tabuleiro coloca-se de forma a que o vértice inferior, à direita de cada jogador, seja casa. 

7- Para início do jogo, as peças de cada cor colocam-se sobre as  primeiras doze casas de cada lado do tabuleiro. (Diagrama 2) 

EVOLUÇÃO

8 - No Jogo de Damas existem dois tipos de peças: os Peões, com que se inicia o jogo, e as Damas que são peões que conseguem atingir o extremo oposto do tabuleiro. 

9- Sempre que um peão ocupe uma das quatro casas do extremo oposto do tabuleiro, o condutor da cor contrária colocará sobre ele uma das peças capturadas, coroando-o como Dama.   

10- Se não houver ainda peça para coroar o peão este valerá, na mesma, como dama, até à respectiva coroação. 

11- O peão que se transforma em dama só será permitido que ele jogue depois de efetuado o lance da cor contrária. 

12- Quer os Peões quer as Damas têm dois movimentos: sem captura e com captura.
a) Peão sem captura - os peões movem-se sobre o tabuleiro, sempre para frente e na diagonal, ocupando uma das casas contíguas vagas, não tomando no seu percurso qualquer peça de cor contrária.
b) Peão com captura - sempre que um peão, ao iniciar o seu movimento, tenha numa casa contígua peça de cor contrária, existindo a seguir casa vaga, saltará por cima da peça; ocupará essa casa vaga tomando a referida peça. O peão capturará no mesmo lance o maior número possível de peças.
c) Dama sem captura - a dama move-se em diagonal, percorrendo as casas vagas que quiser, para diante ou para trás, não tomando no seu percurso qualquer peça de cor contrária e não podendo mudar dessa diagonal.
d) Dama com captura - se a dama tiver, numa das suas diagonais, peça de cor contrária, ainda que em casa não contígua, seguida de uma ou mais casas vagas, saltará por cima da peça ocupando uma qualquer dessas casas. Se continuar a encontrar peças nessas condições, repetirá obrigatoriamente esse movimento. A dama, após ter saltado sobre, pelo menos, uma peça, terá que
mudar para diagonal perpendicular, desde que nessa diagonal existam peças que possa tomar, continuando o seu movimento até capturar as peças possíveis. 

13- A dama não poderá saltar por cima de qualquer peça da sua cor ou de peças de cor contrária colocadas em casas contíguas, nem passar duas vezes sobre a mesma peça. Pode, no entanto, passar mais do que uma vez por cima de uma casa livre. 

14- Quando qualquer peão ou dama efetuar lance em que tome mais do que uma peça, só depois de concluído o percurso se permite retirar qualquer peça do tabuleiro. 

CAPTURA DE PEÇA

15- Na captura de peças existem três leis, não interessando se a peça que toma é peão ou dama:
a) Obrigatoriedade - A captura é obrigatória 
b) Quantidade - Em hipóteses simultâneas de captura é obrigatória tomar o maior número de peças. 
c) Qualidade - Em hipóteses simultâneas de captura de um mesmo número de peças é obrigatória tomar as peças com maior valor, valendo cada dama  mais do que cada peão. 

PARTIDAS E ABERTURAS

16- Dá-se o nome de partida, ao conjunto de jogos, que deverá ser em número par, a efetuar entre dois jogadores. 

17- Dá-se o nome de abertura, aos lances iniciais de cada jogo. 

18- O jogo inicia-se com lance das peças brancas, atribuídas por sorteio a um dos jogadores, desenrolando-se até ao fim com lances alternados das duas cores. 

19- Em partida de abertura livre os jogadores conduzirão, em jogos alternados, as peças brancas e as peças pretas, com a abertura que desejarem. 

20- Em partida de abertura sorteada - primeiros lances atribuídos por sorteio - os jogadores iniciarão alternadamente cada uma das aberturas determinadas por esse sorteio.  

RESULTADO

21- Atribui-se Derrota ao jogador quando:
a) Perca todas as peças;
 b) As suas peças estejam prisioneiras na sua vez de jogar;
c) Exceda o tempo previsto por regulamento;
d) Abandone o jogo;
e) Seja punido oficialmente com esse resultado. 

22- Atribui-se EMPATE ao jogador quando:
a) Atinja o número de lances previsto pelas leis de lances limitados;
b) Atinja a mesma posição de jogo, num mínimo de três vezes, seguidas ou alternadas, mesmo que dentro da lei de lance limitado, e o adversário reclame;
c) Acorde com o adversário tal desfecho, no desenrolar do jogo;
d) Seja punido oficialmente com esse resultado. 

LANCES LIMITADOS

23- Existem duas Leis de lances limitados à tentativa de ganhar o jogo:
a) Vinte Lances - Quando, por qualquer dos adversários, forem efetuados 20 lances de Dama(s) sem que qualquer das cores tenha efetuado movimento de peão, captura ou entrega de peça, considera-se o jogo empatado. Sempre que um dos tipos de lance mencionado for concretizado, a contagem reiniciar-se-á no lance seguinte. A referida contagem deverá ser efetuada por qualquer dos adversários, assim que surja posição passível de aplicação desta regra.
b) Forçada - Quando um dos jogadores possuir apenas três damas e o outro apenas uma, permitem-se 12 lances, incluindo o de captura, contados após a cor das três damas ocupar o rio, para se ganhar o jogo. Assim, mesmo que haja ganhado no lance seguinte, considera-se o jogo empatado. 

LANCE OBRIGATÓRIO

24- Quando o jogador toque numa das suas peças jogáveis - sem que previamente indique que apenas a deseja ajeitar - é obrigado a efetuar lance com essa peça. Um lance só se considera terminado quando, após a deslocar uma peça o jogador a houver largado. 

LANCE IRREGULAR

25- Considera-se irregular o lance contrário ao preceituado nos números anteriores. Em jogo anotado a respectiva ratificação será efetuada, desde o lance em que existe a irregularidade, retomando-se o jogo a partir desse ponto. Em jogo não anotado, a obrigação de ratificar um lance irregular só existirá se o adversário não o validar com o lance imediato. 

26- É ainda considerado irregular o ato de suster uma peça para calcular a jogada, assim como sistematicamente movimentar uma peça sem a largar, voltando atrás para a jogar para outra casa.  

CASOS OMISSOS

 27- Os casos omissos serão tratados, conforme o seu âmbito, pelos Árbitros, Diretores de Prova, Órgãos das Associações Distritais ou Regionais e da Federação Portuguesa de Damas.